28 de jul. de 2010

Pranayama - Exercícios respiratórios


O segundo “Braço da Ioga” é o Pranayama. Trata-se de uma série de exercícios respiratórios. O objetivo principal é adquirir controle emocional através da respiração. Sobre essa prática, Crowley, o mais cético dos místicos foi bastante enfático:


“Tanto para o corpo quanto para a mente não existe melhor purgativo do que Pranayama [...]. Pranayama é notavelmente útil para acalmar as emoções e os apetites. Os problemas digestivos, em particular, são facilmente removidos dessa forma. Purifica tanto o corpo como a mente e deverá ser praticada não menos que uma hora por dia pelo estudante sério”.
Pranayama é um dos caminhos mais simples e eficazes para se conectar com as energias do corpo e manter a mente equilibrada. É também um bom remédio para aquietar as emoções conturbadas, além de realmente ser terapêutico para pequenos problemas de saúde.

Não é de se estranhas que tantas correntes místicas dêem tanta ênfase na prática de exercícios respiratórios. Assim como o Asana, essa também é uma prática simples:



• Sente-se no chão com as pernas cruzadas ou numa cadeira se preferir.

• Inspire com o nariz e conte até quatro. Inspire com o diafragma – isso é, faça o ar encher sua barriga.

• Segure o ar nos pulmões e no abdômen e conte mentalmente até quatro.

• Expire lentamente pela boca enquanto conta mentalmente até quatro.

• Mantenha os pulmões vazios enquanto faz uma contagem de quatro tempos.

• Repita esse ciclo respiratório de “4 por 4” por dez minutos.



Variações do Pranayama

O exercício acima está entre os procedimentos mais simples do Pranayama. Existem muitas variações de métodos respiratórios, mas é difícil transmitir isso por escrito. O mais apropriado é procurar uma academia que ministre cursos de Ioga e pedir a um professor que lhe mostre como deve ser feito.

Ainda assim, a respiração é bastante usada na magia. Agem como “gatilhos” para liberar ou conter a energia. Via de regra, quando inspiramos estamos coletando energia, quando expiramos estamos liberando e direcionando essa força.

No decorrer desse livro veremos muitas operações que dependerão do controle da respiração para o direcionamento correto da energia. É o curioso sopro divino do espírito santo.



Resultados

A prática do Pranayama é uma maneira sutil e homeopática de regular as energias do corpo e da mente. É útil para lidarmos com emoções intensas e manter a concentração. Como regula as energias do corpo, pode ajudar muitos problemas de saúde, além de assegurar uma boa oxigenação das células e o abandono de vícios respiratórios.

Mantenha essa prática por um mês. Observe se suas emoções continuam a controlá-lo como antes. Observe se anda se sentindo mais disposto.



Unindo Asana e Pranayama

Unir a prática do Asana com Pranayama pode ser duplamente compensador. Enquanto focamos na respiração através do Pranayama, é mais fácil manter a “mente vazia” e atingir a tranqüilidade proposta em Asana.

0 comentários: